quarta-feira, 27 de abril de 2011

Se não houvesse ressurreição!

SUPRIMENTO PARA A CÉLULA
TEMA: Se não houvesse ressurreição! – I Coríntios 15.12-20
SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: Decretos: se você um rei, e tivesse um minuto para fazer um pronunciamento, qual seria?
LOUVOR E ADORAÇÃO: No Senhor está a ressurreição e a vida! Vamos louvar àquele que vive e reina! (Lembre-se de fazer cópia dos cânticos)
CONFISSÃO DA PALAVRA: João 11.26
EDIFICAÇÃO: O texto que nós lemos, é uma espécie de viagem imaginária que o Apóstolo Paulo faz com a Igreja de Corinto. E o tema da viagem era o seguinte: “SE não HOUVESSE RESSURREIÇÃO.” Vejamos o que Ele nos ensina:
F.T.: Se Cristo não ressuscitou...
I – NÃO HÁ SENTIDO EM PREGAR(V.14)
1.1. Observem o que nos diz o verso 14: “e se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação...” A base da pregação da Igreja Cristã, é a cruz e o túmulo vazio. Toda a nossa mensagem se baseia no fato da ressurreição de Jesus Cristo.
1.2. Dessa forma, vale a pena pregar, porque o nosso Senhor Jesus ressuscitou. Aleluia!
• Foi essa mensagem que fez Jerusalém estremecer no dia de Pentecostes quando Pedro pregou, que ruiu as bases do Império Romano, um dos maiores impérios que o mundo já conheceu.
• A mensagem que pregamos é loucura para os que perecem mas para nós que cremos é poder de Deus!
F.T.: Se Cristo não ressuscitou...
II – NÃO HÁ SENTIDO EM CRER EM DEUS(V.14)
2.1. Observem o que nos diz a seqüência do v. 14: “...é vã a vossa fé...” .
2.2. Paulo entendeu que assim como a nossa pregação, a fé dos irmãos está fundamentada na realidade da vitória de Cristo sobre a morte. E se essa vitória não aconteceu, “vocês estão perdendo o seu tempo aqui hoje”. “É vã a vossa fé”. Somente na ressurreição de Cristo, encontramos algo que dá lógica a nossa fé, que dá sentido a nossa crença. I João 5.4: “E essa é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” Aleluia!!! Porque Cristo ressuscitou, nós podemos ter uma fé vitoriosa!!!
F.T.: Se Cristo não ressuscitou...
III – NOSSA VIDA ESTÁ BASEADA EM UMA GRANDE MENTIRA (V.15)
3.1. Observem o que diz o v. 15: “Somos tidos como falsas testemunhas...”
3.2. Não há nada pior, do que uma vida fundamentada em mentiras. E Paulo diz, se não houve ressurreição, toda nossa maneira de viver não passa de um grande engodo, uma mentira, porque somos tidos como falsas testemunhas. Mas nós não podemos estar fundamentados em uma mentira, pois: A Bíblia condena a mentira e Jesus afirmou acerca de si mesmo dizendo em João 14.6: “Eu sou o caminho a VERDADE e a vida”.
• Por isso quem está em Cristo, não pode estar fundamentado em uma mentira. Jesus é a verdade, que tem trazido liberdade a muitas vidas. Há pessoas que já percorreram todas as religiões procurando paz e não encontraram.
F.T.: Se Cristo não ressuscitou...
IV – NÓS NÃO EXPERIMENTAMOS A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO(V.17)
4.1. Senão observem o que nos diz o verso 17: “...permaneceis em vossos pecados...” Paulo entendeu, que a vitória de Cristo neste mundo, se tornou a fonte da nossa vitória. Sem ela, todos nós não passaríamos de uma multidão de derrotados.
4.2. Quando alguém o chamasse para praticar o mal, para pecar, você não conseguiria dizer NÃO. Sua vida seria completamente dominada pelos desejos da carne, você entraria para a igreja, mas nada de fato mudaria dentro de você. Você jamais poderia contar um testemunho de transformação, de libertação e de mudança radical em sua vida.
4.3. Mas porque Cristo vive, podemos ver que muitos que antes traiam seus cônjuges hoje não traem mais, muitos que antes viviam alcoolizados hoje estão libertos e muitos que antes roubavam não roubam mais.
F.T.: Se Cristo não ressuscitou...
V – OS IRMÃOS QUE MORRERAM EM CRISTO ESTÃO PERDIDOS:
5.1. Observem o que nos diz o v. 18: “os que dormiram em Cristo pereceram...” Não há sentido crer na ressurreição dos mortos, se Cristo não ressuscitou a si mesmo.
5.2. Sem a ressurreição não há esperança depois da morte. Mas a própria Palavra nos conforta a esse respeito dizendo que os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Aleluia!
F.T.: Mas se Cristo não ressuscitou...
VI – SOMOS O POVO MAIS INFELIZ DA TERRA(V.19)
6.1. Senão observem o que nos diz o v. 19: “Se a nossa esperança em cristo se limita apenas a essa vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”. Há uma outra versão bíblia que diz: “somos os mais dignos de lástimas”
6.2. Isso quer dizer, que somos um povo infeliz, triste, arrasado, de quem as pessoas devem sentir pena, dó, porque vivemos uma vida sem sentido.
6.3. Mas isso não é verdade, porque mesmo aqueles que não são cristãos reconhecem que não há nesse planeta, não há no universo, um povo mais feliz, do que o povo de Deus. Os nossos cultos são verdadeiras festas e os nossos encontros momentos de renovação e muita alegria.
• Vale a pena servir a Cristo. Vale a pena viver e até se necessário for morrer por Ele, porque nem mesmo a morte pode nos assustar mais. Nós estamos em Cristo e Ele em nós. E isso é tudo!
• Cristo Jesus é Deus ressurreto! Ele vive e reina para todo sempre!
COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS
1) Você tem experimentado do poder da ressurreição em sua vida? Compartilhe!
2) Você acompanhou testemunhos de mudança e transformação de vida em pessoas de seu convívio, após a conversão? Compartilhe!
3) Você tem entrado na morte para gerar ressurreição neste ano da frutificação? Compartilhe!
MOMENTO DE ORAÇÃO e COMUNICAÇÕES:
• ORAÇÃO e OFERTA: Ore pelas necessidades dos irmãos e Oferte ao Senhor com alegria!
• CAPACITAÇÃO DE LÍDERES: Vinho novo em odres novos! Discipuladores e Líderes. Saída as 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário