terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A OFERTA QUE DEUS ESPERA

SUPRIMENTO PARA A CÉLULA
TEMA: A OFERTA QUE DEUS ESPERA – Joel 2.12-14
SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: Retrospectiva 2010: Escolha uma pessoa do grupo e fale algo sobre ela que marcou sua vida em 2010.
LOUVOR E ADORAÇÃO: Vamos através do nosso louvor expressar a Deus a gratidão pelo ano de que está encerrando.
ORAÇÃO PIPOCA: De mãos dadas e em círculo agradeça cada um fará uma breve oração de gratidão pelo ano que passou.
EDIFICAÇÃO: O livro de Joel relata um momento dramático que a nação de Judá estava vivendo. A infidelidade do povo atraiu o mais terrível de todos os ataques que uma nação pode sofrer. Porque tocou na economia da nação e deixou a terra completamente assolada.
E no meio daquele cenário de dor e desespero, Deus levanta o profeta Joel, para exortar o povo, ao arrependimento. E por três veze em um livro que possui apenas três capítulos Deus faz menção as ofertas que foram cortadas pelo povo de sua casa: a oferta de manjares e a oferta de libação(Joel 1.9, 13 e 2.14).
O que podemos aprender sobre ofertar com base na exortação do Profeta Joel? E que tipo de oferta Deus espera de nós hoje?
F.T.: Em primeiro lugar, Deus espera de nós...
I – UMA OFERTA DE AMOR:
1.1. Por três vezes o profeta Joel faz menção a oferta de manjares. Mas o que vem a ser uma oferta de manjares? A base dessa oferta era a flor de farinha. Ou seja, o trigo pisado. Todas as ofertas de manjares eram feitas com azeite e sal e nenhum mel e fermento seria usado (óleo e sal preservaram, enquanto o mel e fermento deteriorariam). O adorador também traria uma porção de incenso (puro incenso).
1.2. As ofertas de manjares eram trazidas a um dos sacerdotes que levaram isto ao altar e lançaram uma "porção memorial" ao fogo e fazia o mesmo com o incenso.
1.3. Um dos propósito da oferta de manjares era um oferecimento de presentes, e fala de uma vida que é dedicada a dar, e à generosidade. Falava da devoção e do amor do ofertante para com Deus.
• Por isso, quando o coração do povo se apartou do Senhor, no livro de Joel, a primeira coisa que eles fizeram foi cortar as ofertas de manjares da casa do Senhor.
• As ofertas pelo pecado eram obrigatórias, mas as ofertas de manjares eram voluntárias com o objetivo apenas de fazer algo que agrada a Deus.
• É esse tipo de oferta que Deus espera de nós, como oferta das primícias. Uma oferta que expresse o nosso amor, a nossa devoção, o nosso desejo de dar algo que Deus gosta de receber.
F.T.: Em segundo lugar, Deus espera de nós...
II - UMA OFERTA DE GRATIDÃO:
2.1. Além do propósito de dar por amor, por generosidade, de dar para agradar ao Senhor, as ofertas de manjares também faziam parte da consagração de voto e era um tipo de gratidão a Deus.
2.2. Era uma oferta preparada, que quando queimada fazia surgir um cheiro suave. Então o povo quando era de alguma forma abençoado, em reconhecimento pela bênção de Deus em sua vida, fosse através de uma colheita, através do nascimento de um filho, através de uma vitória recebida, ele cuidadosamente preparava essa oferta e levava ao sacerdote para que fosse queimada diante do Senhor, junto o sacrifício.
2.3. Faça um balanço e veja se ao longo desse ano Deus fez alguma coisa na sua vida, que merece a sua gratidão e reconhecimento como: casamento, nascimento de filhos, conquista de um imóvel, troca de carro, início de um empreendimento, uma cura, uma oração respondia, etc.
• Uma das queixas do profeta Joel para com o povo era o fato de tão grande ingratidão. Então quando a praga começou a atacar as plantações, o povo começou a receber revelação, do quanto eles dependiam do Senhor.
• Portanto, que sua Oferta de Primícias, seja uma forma não apenas de consagrar o novo ano, mas de agradecer a Deus pelas vitórias que você teve ao longo de todo o ano de 2010.
F.T.: Em terceiro lugar, Deus espera de nós...
III - UMA OFERTA DE DESPERDÍCIO:
3.1. Além da oferta de manjares Deus também reclama que o povo havia cortado de sua casa a Oferta de Libação. O que era essa oferta?
3.2. Essa oferta era uma determinada quantidade de vinho do melhor( cerca de um litro e meio) que era derramado sobre uma oferta que já existia. Freqüentemente um sacrifício com sangue era acompanhado pela Oferta de Alimentos(manjares) e a de Libação(vinho).
3.3. Em virtude dessa oferta ser derramada sobre outra, havia uma idéia de desperdiço ou de algo que estava sendo desperdiçado. Até pelo fato do vinho ser inflamável, era uma oferta consumida rapidamente, e ao ser derramada sobre o altar ajudava a queimar o holocausto, produzindo um cheiro agradável.
3.4. Mas o que para muitos era um desperdício, para Deus era algo que ele gostava de receber. Vejamos alguns exemplos desse tipo de oferta: Jacó em Gn.35; Davi em II Sm. 23.6 Maria de Betânia em Mt.26.6.13 e Paulo em II Tm. 4.6.
• O que Jacó, Maria de Betânia, Davi e o apóstolo Paulo tinham em comum nesses textos que lemos? É que todos eles tinham plena clareza em seu tempo do que era uma oferta de libação.
• Mas uns deram azeite, outros vinho, outros um copo de água, outros deram perfume e outros ainda a própria vida. Tudo isso como oferta de libação ao Senhor. E você o que dará?

COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS
1) Você já preparou os seus alvos para 2011. Gostaria de compartilhar um dos seus alvos com o grupo?
2) Com base no que aprendemos, explique para o grupo qual era o propósito da oferta de manjares e libação?
3) O que você achou da oferta extravagante que Davi fez ao Senhor? Como a atitude dele marcou sua a vida?
4) Sinceramente avaliando o ano de 2010, você tem motivo para fazer uma oferta de libação ao Senhor?

MOMENTO DE ORAÇÃO:
• CADEIRINHA DA BÊNÇÃO: Coloque na cadeirinha da bênção o ANFITRIÃO, que ao longo do ano recebeu a célula.
• CONSAGRAÇÃO DE OFERTAS: Ofertar é uma maneira de dizer: “Tudo o que eu tenho foi Deus quem me deu”.
COMUNICAÇÕES:
● CULTO DA VIRADA: No dia 31, a partir das 22h., teremos o culto da virada. Prepare seus alvos e sua oferta e venha com toda sua família.
● CULTO DE DOMINGO: No domingo, dia 02, teremos culto normalmente nos mesmos horários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário